Em manutenção!!!

sexta-feira, 13 de março de 2015

Quanto vale um "barusco"?




Por Zé Carlos (*)

Pela minha impertinência em escrever sobre a semana, eu fico observando os movimentos políticos, no ato em que ocorrem. Nesta tarefa, vi um deputado pernambucano, numa entrevista falar em “barusco” como se fosse uma nova medida de valor da coisas, e pensei logo, com a boca torta que tenho de um dia ter sido economista: Será que vai começar tudo de novo? Será que o “real” já se desvalorizou tanto que vem aí uma nova moeda?

Fique aflito só em pensar na época dos famosos planos para estabilizar nossa moeda, no século passado. Foram tantas as suas denominações que nem me lembro de todas. Do “cruzeiro novo”, passando pelo o “cruzado”, foram dezenas de cifras cortadas de nossa moeda e não havia jeito. Eu chegava às aulas e tentava dar exemplos para os meus alunos sobre com se formavam os preços das coisas e tinha que usar o “dólar” como moeda, porque não sabia qual era a nossa.

Com o advento do “real”, por um longo tempo, eu tive uma moeda para dar exemplos. Mas, nos últimos tempos não sei mais como os professores de Economia estão se virando. Ontem vi uma charge, destas que rodam nas redes sociais, em que havia uma nota de 1 dólar, de um lado, o símbolo de igual no meio e do outro lada da equação a letra grega PI (π). Em princípio não entendi, e comecei a estudar a equação, e ela dizia apenas que hoje 1 dólar é igual 3,14, que era a cotação do 1 dólar em real.

Ou seja, nossa moeda já passou para o lado da caricatura. Porém, o que significa um “barusco”? Fui pesquisar e descobri que é a moeda usada nas transações de gente muito rica para evitar os zeros que só gastam tinta ao escrever as cifras em reais. Vi a cotação, pelo menos ao câmbio de ontem: 1 barusco vale 100 milhões de dólares, ou seja, 300 milhões de reais.

Hoje, nos discurso do Congresso Nacional, só se fala em receitas e despesas em “baruscos”. Já se cogita que o Banco Central emita moedas e notas em baruscos, mesmo que esteja longe o dia de elas servirão para ir à feira. Isto é, com minha boca torta de ex-economista e que viveu no Brasil, com o que a inflação promete, isto não será tão longe assim. Por isso, já estou aprendendo em avaliar as coisa em $BR (Barusco), a nova moeda brasileira.


Foi conversando com o nosso colaborador Jameson Pinheiro, sobre isto, que ele nos enviou algumas de suas fotos artisticamente modificadas e que mostramos abaixo a vocês. Eu ainda não tenho nenhum “barusco”, infelizmente.






-----------
(*) O Jameson que as imagens são de ficção, e que qualquer semelhança com pessoas reais, é mera coincidência. (ZC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário