Em manutenção!!!

sábado, 24 de janeiro de 2015

Levy, o Risonho e a esquizofrenia econômica




Por Zezinho de Caetés

Quando eu soube que o Joaquim Levy seria o Ministro da Fazenda do quarto mandato de Lula, eu pensei: O FHC ganhou as eleições. Não deu outra. O Levy tem pensamento de Malan, objetivos do Malan, vestimenta do Malan, óculos do Malan, menos o sorriso do Malan. Por um bom tempo eu não vi um retrato do Levy onde ele não estivesse rindo. Por isso, em minhas incursões na área de Economia, eu o chamo de Levy, o Risonho.

E olhem que no cargo que ele entrou não havia motivo para risos, no entanto, o Levy sorria, justificando o epíteto que lhe dei. Na última sexta-feira eu li um texto da Maria Helena de Souza, no Blog do Noblat, onde ela se refere a esta alegre característica do novo ministro da fazenda, e lhe dar o título (ao texto) de “O sorriso do doutor Levy”.

Nele, ela diz que não entende de Economia, mas sofre assim mesmo. Imaginem, quem, como eu, entende um pouquinho. Estamos vivendo, na economia, o verdadeiro samba do crioulo doido, ou para ser politicamente correto “o samba da afro-descendente doida”. Alguns falam que o PT está esquizofrênico, outros dizem que o partido sempre foi assim, quando o Lula se ausentava. E agora que ele parece ter se ausentado de vez, a coisa está feia.

Logo de cara se vê que a autora do texto abaixo não entende mesmo de Economia. Ela fala da máquina pública caríssima, com quase 40 ministérios (graças ao Ali Babá que sujou o número 40, e se a Dilma tiver que criar mais, tem que serem 2), um monte de parlamentares, os auxílios, os carros de luxo, etc. Nada disso seria ruim, se houvesse um bom retorno a partir destes custos. O problema é que precisamos usar lentes de aumento para verificar um bom trabalho da turma envolvida.

E por que a Maria Helena sofre? Por isso mesmo, é muito gasto para o serviço oferecido por tamanha estrutura. Só nos resta mobilização popular e cobrar dessa turma, para que o próprio país não se torne também esquizofrênico, se transformando na imagem do PT. Se deixarmos com os ilustres deputados, já li que o Eduardo Cunha, jurou de pés juntos que um pedido de impeachment da Dilma será arquivado, se ele for o presidente da Câmara. E ele está dentro da legalidade, embora fora da moralidade e da sensatez. No Senado teremos a volta do Renan, o Cabeludo, que segue a mesma cartilha. Os ministérios estão todos dominados. O que fazer? Vamos nos mobilizar e usar a força do povo para fazer com que o Cunha, ou outro qualquer, não entre já com má intenção.

Voltando ao Levy, o Risonho, Dilma o mandou para Davos na Suíça falar com os banqueiros enquanto ela foi para a Bolívia falar com os cocaleiros. Existe alguma doença pior do que esquizofrenia governamental? Se houver, ela atacou o segundo governo da gerenta presidenta de vez. E agora, parece que ela não quer que se considere que este mandato seja o quarto do Lula. E o Lula, com câncer ou sem câncer, quer o trono outra vez, de onde nunca saiu. Dizem que a nomeação do Levy foi obra sua, para repetir a do Palocci, o Mudo Rico. Dizem que é um “governo do meio”, ou seja nem é neoliberal nem cubano, está no meio. Foi isto que ele foi explicar em Davos, tarefa difícil, enquanto a Dilma explicava ao Evo Imorales o que restou do socialismo do século XXI, no seu governo. Aparentemente, muito mais fácil, se o índio não entender de Economia também.

E assim, estamos nós aqui esperando, que pelo menos o sorriso do Levy, o Risonho, não seja o “sorriso do lagarto”.

Fiquem com o texto da Maria Helena e tenha um bom fim de semana, de preferência com um bom sorriso.

“Em ‘Torresmo à Milanesa’, Adoniran e Carlinhos Vergueiro falam de dois operários que na hora do rango pegam suas marmitas e sentam num canto para comer e “conversar sobre isso e aquilo, coisas que nóis não entende nada...”

Eu também falo do que não entendo, Economia. Não entendo, é verdade, mas sofro!

O Palácio do Planalto custa uma pequena fortuna ao Tesouro Nacional.  O que não falta à dona Dilma são auxiliares. Pensantes ou não. E ainda tem o AeroLula às suas ordens, que ela usa como bem lhe aprouver, como se fosse um fusqueta da família Rousseff.

Nossa máquina pública é caríssima. 39 ministérios com toda a bagagem que isso implica, dos gabinetes aos altos salários e mais os generosos adicionais; um Congresso que pode passar mais de um ano sem que ouçamos a voz de todos os seus membros: são 513 deputados federais e 81 senadores, num total de 594 gabinetes, não sei quantos assessores e secretárias, planos de saúde de alta voltagem, carros de luxo com motoristas, auxílio-moradia e, o que mais me irrita, viagens semanais aos seus estados de origem, para visitar as bases... Só quem já viveu numa dessas bases e sabe o que eles fazem lá de quinta a segunda é que pode avaliar o que isso significa!

Confesso que estou revoltada e indignada. Fomos iludidos por dona Dilma na campanha e agora estamos sendo punidos pelos erros que ela, o PT e partidos coligados cometeram. Não fomos nós, a sociedade como um todo, que estraçalhamos a estrutura econômica do Brasil. Mas somos nós que vamos pagar a conta!

O ministro Joaquim Levy disse, com todas as letras, que é imprescindível arrumar a casa. O país está numa recessão que ainda pode nos custar muito caro. Precisamos recuperar a credibilidade do Brasil diante do mundo para poder retomar o crescimento.

Tudo bem, não há como duvidar de suas palavras. Mas quem devia se dirigir à Nação para nos informar e se desculpar, era ela, a presidente. Ela é a responsável. Quem tem que assinar essa promessa é ela e não ele. Ele é demissível ad nutum, ela não.

Não me parece justo que paguemos pelo esbanjamento aloprado do governo Dilma I. Não seria mais correto apertar o cinto do governo? Congelar as benesses que favorecem os altos funcionários da administração? Fazer o Congresso ver que a paciência dos brasileiros pode estar se esgotando?

Até quando vamos tolerar impostos de primeiro mundo e serviços de quinto mundo?

Dona Dilma falava daquele país idílico que ela administrava sempre enfezada, de mau humor. Já o doutor Levy nos mostra um cenário triste, feio, assustador, onde ser feliz vai ser complicado.  Mas ele o faz com um sorriso tão simpático...


Governo novo, ideias novas, lembram?  Viram qual era a novidade? O sorriso em vez da carranca!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário