Em manutenção!!!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O debate da Globo - Aécio acordou, Dilma mentiu e Marina morgou




Por Zezinho de Caetés

Ontem, contrariando meus princípios biológicos, fiquei acordado até quase uma hora da manhã para cumprir meu dever cívico, ao procurar informações sobre os candidatos. Vi o debate da Rede Globo e já digo, que pelo formato, apesar de não mostrar ainda quem realmente são os candidatos, eu não dormi. Continuei firme mesmo quando o Aécio chamou a Luciana de leviana. Também pudera, ela se adequou a este adjetivo em todos os seus significados. Desde que diz que leviano é o que ou aquele que julga ou procede irrefletida e precipitadamente, ou o que age sem seriedade, passando pelo outro que demonstra inconstância e inconsistência, menos aquele que encontro no HOUAISS, como um regionalismo que significa o que possui pouco peso ou pouca carga, leve ou que requer pouco esforço. Na realidade ela pegou muito pesado sendo outra vez “um braço auxiliar do PT”.

Bem, mas, comecemos do princípio, como diria o Conselheiro Acácio, que se assistisse o debate também diria que “foi um debate de debatedores”, e talvez acrescentasse ter sido ele “mais do mesmo”. No entanto, sem me ater aos detalhes do que foi falado, julgando pelo conjunto da obra, eu diria que depois dele, para mim, não há mais dúvida quanto ao meu voto, neste primeiro turno. Será no Aécio. É o único que tem condições de, possivelmente, ser um presidente da república, sem repetir o desastre que foi o governo de Dilma, que ela tanto tenta esconder.

Antes do debate ainda pensei no Pastor Everaldo, pelo seu início de campanha promissor, defendendo o capital privado na solução dos nossos problemas. Depois vi que tudo era fogo de palha e ele não teria a mínima condição de exercer o cargo com alguma vantagem sobre os outros, a não ser talvez para substituir a atual presidente que já se revelou a mais incompetente governante que o Brasil já teve, incluindo até o Tomé de Souza. A Marina, pelo debate, não vai a lugar nenhum. Penso até que ela tenha tomado algum remédio calmante um pouco além da dose, pela sua apatia, que nos levava ao sono. A história da nova política deu o que tinha de dar. E se ela passar ao segundo turno e continuar neste diapasão, Inês é morta. Tanto que eu digo, Marina me faça um favor, você já é bonita com o que Deus lhe deu e não precisa mais este negócio de “nova política”. Deixe disso e a Dilma irá para onde a vaca foi e se atolou, seja com você ou com o Aécio.

No entanto, o que eu espero agora é que o Aécio vá ao segundo turno, mesmo reeditando a polarização entre PT e PSDB, porque o PSB já fez tudo que podia em homenagem ao Eduardo, pelo menos em Pernambuco. E nesta situação, onde acabou o discurso petista (ontem, a Dilma voltou com a história da privatização da Petrobrás, da privataria tucana, do engavetador da república e outras asneiras, que Aécio já tira de letra), temos uma maior possibilidade de tirar a Dilma com o Aécio do que com a Marina, desde que, esta não queira cometer suicídio político fazendo como fez em 2010, que ficou neutra. Mesmo assim, os seus eleitores ainda devem ter consciência de que na falta da Madre Teresa de Calcutá não devemos eleger a Vanessa Popozuda, e votarem no Aécio.

E me perguntarão, ou Zezinho, e o Lula ficará como? Ele vai brigar até o fim para colocar a Dilma lá, dirão os mal informados. Eu responderia na lata, dizendo que o Lula está se lixando para o que aconteça com a Dilma. Ele quer mesmo voltar é em 2018, e com ela, a economia brasileira vai estar tão bagunçada que não vai ter dinheiro nem para pagar o Bolsa Família. E ainda mais, ele não terá mais nenhum discurso para subir nos palanques, pois a ideia do “nós contra eles” vai se tornar “no nós contra nós mesmos”. Sua principal missão agora é eleger o Padilha que chegou na última pesquisa a 11%, e se ele conseguir este feito, nem o Padim Ciço ganhará dele porque ele já será um santo.

E tem mais, já antevendo uma disputa entre Aécio e Dilma no segundo turno, que agora tem tudo para acontecer, eu gostaria de ver um debate onde os candidatos tivesse tempo para se expressar até responder as perguntas de forma completa, pois adoraria ver Dilma explicar qual o seu papel na corrupção da Petrobrás. Se ela conseguir esconder de todo mundo sua participação, como Lula escondeu a dele no mensalão, será uma grande concorrente dele para o Oscar da Mentira. Ou seria o Quiquito de Ouro da Mentira, já que ela vive lá por Gramado?

O que eu me pergunto é porque, nestes debates, ainda se cisma de incluir  apenas tem apenas 1% das intenções de votos, para acontecer o que aconteceu em todos que vi. Os nanicos não tem nem vontade de entrar no G3 (grupo de candidatos que ultrapassa o 1%), eles querem mesmo é aparecer. E Eduardo Jorge quer tornar o Brasil verde levantando a Bola para a Dilma enquanto a Luciana faz o mesmo fingindo que atira a bola para o outro lado, enquanto o Levy Fidélix, que baterá o record de candidaturas à presidência no próximo pleito e o Pastor Everaldo, que agora não tem mais nem o apoio dos evangélicos da Assembléia de Deus, levantam a bola para o Aécio. Eu gostei porque quem fez o gol foi o Aécio e a Dilma se enrolou toda, caindo na área e cavando um pênalti que não existiu, como acontece com todo jogador ruim. E que venha o segundo turno.


Bem, eu não sei quando este texto sairá na AGD, porque acordei tarde pelo cansaço “debatedor” e não sei se o Zé Carlos vai publicá-lo hoje ou amanhã. Espero que seja hoje porque amanhã vai sair a VEJA e já posso escrever sobre o novo escândalo do PT. É melhor prevenir do que remediar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário