Em manutenção!!!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

DA VIDA E DA MORTE.




Por Carlos Sena (*)

Se me perguntarem pra onde irei depois da morte poderei dizer: "só depois dela  saberei"! Se insistirem, então serei definitivo na resposta: "irei para o lugar que estava antes de nascer"...

De fato, morrer é um assunto tão cheio de filosofia que cada pessoa se ilude pensando que tem vida eterna. Através da filosofia a vida pode até ser eterna,  mas, na prática, ninguém até hoje ficou vivo para experimentar ser semente.

A complexidade filosófica  ajuda e até nos alivia um pouco quando a gente, por exemplo, não perde o gosto pela vida mesmo sabendo que um dia iremos morrer! O outro lado disto se define quando os humanos querem ser melhores uns mais que outros. Muitos vivem tratando os semelhantes com patadas, humilhando e massacrando seus iguais como se diferentes deles fosse! Engano: o tempo passa e com ele passam as coisas do luxo e das vaidades com muito mais vigor e velocidade. Isto tem levado pessoas ao desespero ao descobrirem ser possuidoras, a vida inteira, de valores tão frágeis.

A vida precisa da filosofia, mas esta não precisa da vida. Há uma simbiose consentida em que morto não pensa, tampouco filosofa. Afinal, viver nunca será em vão se a gente tiver a noção exata de que desta vida somos apenas passageiros.

Assim, melhor não querer saber do lugar que eu estive antes de nascer! Mesmo assim, perguntei a mamãe acerca, e ela nem se lembrou, pelo contrário me inquiriu com a mesma pergunta: "como é que você vem de um lugar que não se lembra"? E a senhora lembra de onde veio antes de nascer? Não, mas eu não estou interessada nisso, respondeu. Já que você tem essa preocupação que busque sua resposta!

Minha mãe é assim - meio abusada nas respostas às perguntas que acha bestas. Mas, é tudo porque ela não gosta de falar de morte e, por isto me respondeu abusada. Realmente fica difícil pra ela entender certas coisas, pois seu traço mais marcante de personalidade é a praticidade.

Independente de conceito ou preconceito, a vida é bela! Melhor não perder tempo enquanto ela escorre pelas nossas mãos! Mais que bela a vida é  mágica e nos transforma sem que percebamos sua essência.

Melhor do que dar a César o que e dele
é dar à boca o beijo,
o corpo ao desejo,
a mão ao afago...
Porque depois nem sei se te vejo!

-------------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 12/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário