Em manutenção!!!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Sorriso de Lagarto.




Por Carlos Sena. (*)

Ser moderno é por e dispor do que a modernidade oferece. Certo? Até a página dois. Porque em tudo a gente deve primar pelos limites, pelo centro das coisas que iremos fazer ou se permitir aos fazeres. Plastificar o rosto é uma dessas coisas. Botoxar o rosto, siliconizar o rosto, tudo são atrativos que muitos não resistem e se permitem. Ilusão do rostinho bonito? Da bunda lá em vima, do peito empinado? Sei não. E até sei. Porque nós temos que aprender com a vida o limite dela, pois não adianta pintar o cabelo de preto igual uma graúna quando o rosto não tem vigor, nem mais frescor. A emenda fica pior do que o soneto, pois todos logo veem que aquele cabelo não combina com o conjunto da face. Mas, se pode pintar o cabelo de uma forma mais próxima da realidade do rosto e, então, tudo poderá ficar mais ameno e saudável. Fora do quesito "cabelo" o uso do silicone tem mexido muito com a cara das mulheres, principalmente as atrizes. Muitas chegam a ficar com um "Sorriso de Lagarto" e, portanto, rir ou chorar pra elas não modifica o comportamento do rosto. As pessoas no geral ficam sorrindo como se estivessem com medo do couro da boca se rasgar. Com isso o angulo facial fica deformado e, certamente, poderá causar espanto à própria pessoa diante do espelho. Tonia Carreiro é uma dessas. Elza Soares idem. Claro que não temos nada a ver com isso, ou não? A partir do momento em que a gente se assusta, então poderemos dizer que sim. 

O Sorriso de Lagarto se nos afigura como uma derrota das pessoas que não assumem que o tempo passa; que a Lei da Gravidade chega pra todos; que silicone e botox não recuperam as nossas musculaturas - apenas espicham o couro que sobra e, se  não houver cuidado, o Sorriso de Lagarto se apropria da cara e a deixa sem limite de chorar e sorrir... Por isso advogo que nada melhor do que o bom senso em tudo. Quer retocar o rosto, a bunda, os peitos? Use tudo que a modernidade oferece! Só não se deve esquecer que ainda não existe o elixir da vida eterna e um dia, ah um dia! A gente vai mesmo para outros planos na eternidade.

Portanto, melhor assumir que o tempo passou, mas que que por dentro você não se deixou de si. Assim, melhor sorrir um sorriso sincero, mas seu, do que sorrir um Sorriso de Lagarto.

----------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 16/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário