Em manutenção!!!

sábado, 23 de agosto de 2014

O Mural é político, mas, tem também poesia




Por Zezinho de Caetés

Na última quinta-feira ao fazer, minha primeira atividade, que é ler os meus blogs preferidos, eu encontrei nesta AGD, no seu Mural de Recados, três recados que me chamaram mais atenção (todos do dia 20/08/2014). Um deles tocava diretamente no meu nome, e de forma elogiosa. O outro era uma bela poesia, que eu classifiquei como erótico/sensual, e que eu gostei bastante.

A poesia é do Sr. José Fernandes Costa, com quem mantive um debate sobre a reforma ortográfica que acho até que ele ganhou, penso que ainda quando existia o Blog da CIT e eu nem usava pseudônimo. Tenho acompanhado seus recados e alguns dos seus textos e só posso reverenciar sua expertise na língua portuguesa, embora não comungue hoje com suas ideias políticas. E cheguei até a dizer [vejam abaixo] parafraseando o que o Romário disse de Pelé: Ele, quando não fala sobre política, é um poeta, e acrescento, dos bons.

O outro recado é do Altamir Pinheiro, o blogueiro de Garanhuns, e cujo blog eu leio sempre, e que tem ideias políticas parecidas com as minhas, sendo a principal aquela, que hoje eu e mais milhões de brasileiros concordam, que diz ser o PT o pior mal que já aconteceu ao Brasil e que merece ser apeado do poder, sem dó nem piedade. Infelizmente, não concordamos em tudo. Por exemplo, ele já tem candidato a presidente e eu não. Ele vai votar em Marina e eu ainda não decidi a respeito.

Depois dos recados, já se passou algum tempo e agora eu quero apenas reafirmar que se tudo continuar como está, no momento em que escrevo, a crítica que fiz a Marina no Mural de falta de transparência, só tende a crescer com algumas de suas atitudes.

Quando da comoção do desastre e velório do Eduardo, e talvez por isso mesmo, ela declarou, ou pelo menos saiu na imprensa que ela concordava com todos os acordos feitos com Eduardo, e já agora, diz que não é bem assim. Só para ilustrar o ponto cito aqui o Reinaldo Azevedo que escreveu:

1: Marina disse há quatro dias que acataria os acordos regionais feitos por Eduardo Campos. Isso não vale mais: ela só vai subir em palanques em que todos os partidos pertençam à coligação nacional. Isso exclui São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio.

2: O comando do PSB afirmou que Marina assinaria uma carta de compromisso mantendo os fundamentos do programa que Campos queria para o país. Marina já deixou claro que não assina nada.

3: O PSB tinha o comando da campanha de Eduardo Campos, que estava a cargo de Carlos Siqueira. Marina resolveu dividir a função com o deputado federal marineiro Walter Feldman (SP). Na prática, todo mundo sabe, Siqueira foi destituído.

Ainda é cedo para saber se o jornalista noticia um fato ou uma opinião, mas, já me deixa com um pulga atrás da orelha, e ainda mais em dúvida em minha intenção de não votar em branco, como digo abaixo, para não se enquadrado na Lei Afonso Arinos.

Reproduzo, a seguir a bela poesia do Sr. José Fernandes Costa (sem permissão, pois não tive tempo de pedir, desculpe) e os recados que me deram a ideia de escrever esta postagem, que não sei quando será publicada. Aproveito o ensejo para pedir que o autor da poesia a batize. Eu sugiro “Noite enluarada”.

------------
(Por José Fernandes Costa)

 A noite me acaricia
 uma mulher me abraçando
 a lua é quem me alumia
 é o amor principiando.
 E nessa noite sem chuva
 uma caixinha molhada
 elástica como uma luva
 que desabrocha agitada.
 Agitada em frenesi
 pode ficar ressecada
 logo se agita por si
 e volta a ficar molhada.
 Nessa noite enluarada
 tudo nos leva ao amor
 varando a madrugada
 na maciez de uma flor.
 Por que o tempo é tão pouco
 quando a gente está amando?
 O que nos deixa mais louco
 é ver o tempo passando.
 Isso é que nos desaponta
 por ver o tempo minguar
 vamos refazer a conta
 e fazer o tempo parar.

----------

(Por Altamir Pinheiro)

PASSEANDO NA LEITURA DE ZEZINHO DE CAETÉS, GOSTEI À BESSA DAS SUAS TIRADAS NESSAS DUAS PASTILHAS QUE ELE ESCREVEU COM UM INVEJÁVEL SENSO DE BOM HUMOR. NO TOCANTE AS "GREIAS" SOBRE MARINA É PRECISO QUE O ELEITOR TENHA CONSCIÊNCIA AO FALAR DELA QUE, A CRÍTICA MAIS FORTE ESTÁ LIGADA AO AGRONEGÓCIO, DESMATAMENTOS, CÓDIGO FLORESTAL, NA VERDADE NÃO SE TRATA DE IMPEDIR A EXPANSÃO DA ÁREA A SER PLANTADA, TRATA-SE DE REGULAR DESMATAMENTOS EM BUSCA DA PRODUTIVIDADE. ISSO SE FAZ NA EUROPA E NA PRÓPRIA ARGENTINA COM POUCA ÁREA PLANTADA APRESENTA UMA PRODUTIVIDADE MAIOR QUE O BRASIL.

 NA VERDADE, O QUE NORTEIA MARINA, DENTRO DA LÓGICA E DA RAZÃO, NÃO IMPORTA SE AGRADA OU NÃO, É POR ELA SER SINCERA, TRANSPARENTE. COMO MARINEIRO DE VELHOS CARNAVAIS, VOU ENCARCAR O DEDO NO NÚMERO 40 NA URNA ELETRÔNICA EM RAZÃO DE MEU VOTO NÃO SER SENTIMENTAL, MAS RACIONAL!!! BASEANDO-ME NAS ESCRITURAS, ACHO QUE DEUS ESCOLHEU MESMO MARINA EM DETRIMENTO DO EDUARDO CAMPOS (APÓSTOLO JOÃO 66:6). POR ISSO, TEIMOSAMENTE VENHO AFIRMANDO OU RELIGIOSAMENTE FALANDO E SÓ TENHO A DIZER: MARINA SILVA É A APÓSTOLA DO MEIO AMBIENTE, A PASTORA DA SUSTENTABILIDADE, A PAPISA QUE VAI SALVAR O BRASIL DESSA LADROAGEM DESENFREADA DO PT.

---------

(Por mim)

Hoje eu vejo que o Mural entrou no campo da poesia erótico/sensual. Eu gostei e diria que o autor, quando não escreve sobre política, é um poeta, e dos bons. Que continue fazendo poesia. E vejo também que o Altamir Pinheiro fala sobre meus recados e só tenho a agradecer por ler-me e por elogiar o meu senso de humor. Neste ponto eu concordo com o Zé Carlos que diz ser o humor a coisa mais séria que o homem inventou. Sem ele, como aguentaríamos 12 anos de PT? Ele defende a Marina, batendo numa tecla que também me deixa muito sensível que é sua sinceridade e transparência, e, eu acrescentaria até honestidade. Mas não concordo que ela tenha sido tão transparente assim. Muito pelo contrário, até agora não sei quem é Marina, politicamente, e o que ela quer ao certo para o Brasil. Eu tenho medo que ela seja nosso novo Gandhi, que depois de expulsar os ingleses da Índia, quase leva o país à miséria porque pregava que cada um fizesse sua própria roupa.


 Tenho medo que, se Marina presidente, me obrigue a voltar para Caetés para comer da agricultura familiar. E não podemos comparar sustentabilidade na Europa e na Argentina, pela suas dimensões territoriais. Até ela concordaria que a Divina Providência nos deu mais terras do que aos outros e ainda não as exploramos devidamente. Mas, eu não tenho candidato ainda a presidente. Me recuso a votar em branco, para não correr o risco de ser acusado de racista e enquadrado na Lei Afonso Arinos. Quem sabe votarei em Marina? Tinha alguma esperança no Pastor Everaldo, mas, o avião do Bonner passou por cima dele. Em suma, porque estou num mural que me leva a editar os recados de 1000 em 1000 toques, eu diria que o certo mesmo é não votar na Dilma, não porque ela seja mulher, e sim porque ela anda o tempo todo com o cachorro do Zé Dirceu. E devo citar o Zé Carlos outra vez para que ele não censure meus recados: “Não vamos desistir do humor”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário