Em manutenção!!!

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A semana - Maluf desce do Poste dos Postes e Joaquim Barbosa deixa de ser a "fundamentalidade" do Brasil




Por Zé Carlos

Eu não sabia, antes de ver o filme do UOL postado abaixo, como conseguir risos dos meus leitores e espectadores, da semana que passou, só pensando no que aconteceu com o Neymar. Pois não é que o filme conseguiu me tirar boas risadas com a história da desfaçatez política de Maluf em São Paulo, que, no espaço de poucos dias conseguiu dar apoio a dois candidatos, simplesmente, para ser um político prático, mas sempre se fingindo de ideológico e defensor do povo?!

Penso até que chamar algum ato de desfaçatez política, nesta semana que passou, é apenas um eufemismo. O troca-troca de apoios e traições só não foi maior do que aqueles troca-trocas de figurinhas que agora participo nas bancas de revista (claro que o álbum de figurinhas é para meu neto rsrsr..). Só não posso comparar a inocência dos troca-trocas dos quais participo com os crimes dolosos que se cometem contra nossa incipiente democracia no troca-troca de apoios e desapoios (será que existe esta palavra? Neste Brasil de hoje tudo é possível).

Óbvio que a semana não se restringiu a isto. Hoje o fato político mais importante ainda é a Copa do Mundo, ou a Copa das Copas, como hoje todo mundo a chama, quando quer dizer que o Lula estava certo em trazê-la para o Brasil. Eu tenho minhas dúvidas. E estas são cada vez maiores cada dia em que o Brasil vai transpondo os “7 degraus”, de uma forma não brilhante mas efetiva. Eu não sei o que acontecerá daqui para frente. Hoje temos brasileiros, argentinos, alemães e holandeses, não necessariamente nesta ordem, quase com a mão na taça. Meu medo, e contra isto já fiz minha promessa a São Benedito, da mesma forma que fazia para passar nas provas lá em Bom Conselho (onde estará o São Benedito lá da entrada co Colégio?), para que o Brasil ganhe  esta Copa e ela nos deixe alguns legados, pelo menos dentro de campo, porque fora dele, até agora, ficaremos apenas alimentando elefantes brancos e esperando quedas de viaduto ou engarrafamentos com os BRTs, a um custo monumental. Para a Arena Pernambuco se pagar como investimento, o Náutico deveria ser umas 100 vezes campeão, tomando todo torcida do Sport e Santa Cruz, e todos indo ao estádio.

Mas, estou sendo pessimista pelo cansaço em ser otimista, embora como brasileiro, dizem, não devo desistir nunca. Estas últimas semanas nos deixou um legado sim, e dentro de campo, que já está sendo usado pelos políticos e o será cada vez mais com o início da campanha oficial para a eleições de outubro. Os nossos políticos aprenderam, com alguns jogadores, a darem mordidas e joelhadas para conseguirem seus intentos. Pelo que se aproxima nesta campanha vai ter muito político lesionado até outubro. O que espero é que os golpes aprendidos com o Luiz Suárez do Uruguai e com o Juan Zuñiga da Colômbia, não sejam só aplicados no nosso povo sofrido. Não discordaria no entanto que este mesmo povo tivesse obtido o mesmo legado e em outubro pensasse em joelhadas e mordidas, a partir da urnas.

Todos sabem que este blog é dirigido para Bom Conselho, onde a política sempre foi forte e pesada, e, mesmo que ele (o blog) tenha mudado sua rotina inicial por causa de alegadas faltas que nós juramos que não cometemos (pelo menos com mordidas ou joelhadas), sempre estamos em contacto com as notícias de lá. Tal qual no tempo do Coronel Zezé que ainda foi um dos melhores políticos da terrinha, pois sabia fazer faltas sem que o juiz visse, e talvez porque naquela época não havia os recursos tecnológicos que hoje existem, a política está em ebulição. E foi lá que descobri que haverá o palanque rotativo. O prefeito e a ex-prefeita apoiam o mesmo candidato a governador, mas, devido às quizilas da política local eles não subirão no mesmo palanque. Então, dando vazão à capacidade criativa do bom-conselhense, chegou-se a conclusão, que a solução era armar um único palanque e quando o candidato comum chegar, ao invés de ficar no mesmo, juntos, resolveu-se marcar horas. Então, teremos um comício que levará o dia todo, que começa às 8:00 horas da manhã, com um político coligado, às 9:00, entra outro político coligado, às 10:00 horas.... E assim por diante. Ainda não soube do resultado do sorteio para ver quem fará o último comício do dia, ou se será permitido ao candidato a governador repetir o mesmo discurso. Não é de morrer de rir?

Mas, deixa Bom Conselho prá lá, que em matéria de caneladas e mordidas, o Brasil merece a preferência. E agora a discussão é que punição merece o colombiano que tirou o Neymar da Copa, transformando a seleção do Felipão em Júlio César, David Luis, David Luis, David Luis, e assim por diante. Alguns estão sentindo até que não tenha pena de morte no Brasil. Ó povo vingativo!

E o filme, realmente, não está para o riso e sim para o choro. Basta ver o que faz o vereador japonês. Seu último episódio como charge política mostra o Joaquim Barbosa falando ao se aposentar do STF. Eu mesmo sempre o achei muito importante pelas suas ações em relação ao escândalo do mensalão. Mas, não pude deixar de rir quando ele diz que o brasileiro deveria se conscientizar “... da importância, da fundamentalidade e da centralidade...” de se cumprirem as normas e as leis. Penso apenas que ele deveria ter ficado mais um tempo e enfrentado as joelhadas e mordidas do PT. Embora, pensando melhor, seria uma pena que isto acontecesse, porque não teria sido dada a oportunidade ao Zé Dirceu de trabalhar, um dia. Eu apenas tento mostra a “fundamentalidade” do riso.

Bem, já escrevi bastante sobre esta semana na qual todos deveríamos fazer como os jogadores do Felipão: chorar, chorar e chorar. Também desejo que ao ver o filme abaixo não parem de rir, rir e rir. Afinal de contas estamos na Copa das Copas, e, parece que em São Paulo, será o Maluf que impedirá o Lula eleger o Poste dos Postes. Dizem as más línguas que o Maluf só agiu assim a pedido do próprio Lula que cansou de carregar postes nas costas. Os últimos foram o prefeito de São Paulo e presidente do Brasil. Nenhum deles deu à luz.

Agora fiquem com pequeno roteiro da equipe do UOL (penso que foi aos jogos da copa) e logo abaixo vejam o vídeo, e se protejam de joelhadas e mordidas, com o início da campanha.

“Escuta Essa! Paulo Maluf (PP) deu uma de ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’: prometeu apoiar o candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, mas no último minuto jurou amor eterno a Paulo Skaf (PMDB). Enquanto isso, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) deixou seu cargo.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário