Em manutenção!!!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A semana - Ô Dilma, vá comer chuchu!




Por Zé Carlos

Revivendo esta semana eu comecei a rir mesmo antes de ver o filme do UOL. Quem não riu com a primeira vitória do Brasil na Copa do Mundo? Poder-se-ia dizer que tudo foi Copa durante a semana. Uma charge política para ela deverá ser “um arrazo”. Enquanto esperamos não houve como não sorrir. Só quem não sorriria seria o técnico espanhol. Que chocolate, holandês!

E o mais hilário aconteceu na abertura da Copa do Mundo, no já chamado Itaquerão, construído para o Coríntians, quase que em homenagem ao Lula, num torneio que, a ele só tem acesso a “elite branca” de São Paulo, como o ex-presidente mesmo diz. Pois não é que este povo mal educado xingou e vaiou a presidente Dilma durante quase toda a cerimônia de abertura! Foi uma coisa horrível, todos irmanados, na mesma emoção e gritando: “Ô, Dilma, vá comer chuchu!”.

Mas, a presidente reagiu à altura, embora não na hora. Deixou para, em Recife em mais uma inauguração de algo que já foi inaugurado 20 vezes e será mais 30 até outubro, ou numa formatura de mais alunos do grande impulso educacional que o PT deu ao Brasil, para ensinar ao Brasil como “nós pega os peixes”, e colocar todos na universidade, mesmo que sejam analfabetos, ela foi incisiva: “Isto não me intimidará, pois não gosto de chuchu desde que o Alckmin virou um!”. Ah, se eu estivesse lá. Seria riso para todos os lados.

No entanto, quem mais se doeu com a sugestão da “elite branca” de São Paulo à sua pupila presidencial foi o Lula. Não tive tempo de ver o vídeo todo de sua fala, mas, pelo que ele disse, deveria estar espumando, mais do que cachorro doido. Será que ele já comeu chuchu? Como sempre ele diz que quem mandou a Dilma comer chuchu “foram eles, e nós (o Lula e corriola) temos que reagir”. O que me espanta nisto tudo é não saber quando o Lula será considerado da “elite” que ele tanto critica. Lula é branco, rico, tem 280 títulos de doutor, usa ternos do Armani, frequenta o Sírio-Libanês, come do bom e do melhor, mente quando quer e é aplaudido, etc. etc. etc., e ainda diz que a “elite” é “eles”. Só rindo mesmo.

Pasmem, ele chegou a dizer em seu discurso, depois de dizer que quem mandou a Dilma comer chuchu eram uns moleques, que a única que tinha cara de pobre na partida inaugural da Copa do Mundo era ela. Eu não observei muito, mas, será que ela não teve tempo de fazer o seu caro penteado, e estava parecendo pobre? Imaginem se as “elites” a tivessem chamado de feia e gorda! A reação deveria ser imediata, e eu me preocuparia com a integridade física do Joseph Blatter. Enfim, foi uma semana alegre prá chuchu. E agora tem outras coisas no  filme ainda para comentar. Dou uma pausa, pedindo ao garçom para tirar o chuchu da salada.

Lendo um editorial do Estadão descobri uma metáfora para este nosso Brasil do Pai dos Pobres e da Mãe do PAC, que merece ser compartilhada com meus poucos leitores (com a Copa não sei nem se os tenho): O Brasil, “assemelha-se mais a uma casa onde o pai e a mãe endoideceram, tiveram-se por ricos e gastaram o que tinham e o que não tinham, contando bonitas e ilusórias histórias aos filhos, que vão descobrindo aos poucos que a festa acaba, que não há mais dinheiro para o almoço e que o mundo é mais complexo do que aquilo que estavam habituados a ouvir em casa.” Completando-a, quando os filhos descobriram mandaram os pais comer chuchu! Quem engana o povo merece comer chuchu mesmo.

Ri muito, quando um membro da “elite branca”, não sei de onde, tirou o filho de um protesto, no qual ele atuava a caráter, isto é, vestido com aquela fantasia de black bloc, dizendo que ele só poderia fazer isto quando ganhasse seu próprio dinheiro. Pensei até que ele estava falando com Joseph Blatter, que levou nosso dinheiro, usou e abusou de nossa hospitalidade e vai deixar ainda a Arena de Manaus para os índios cuidarem. É, tem pai que é cego!

Por último, tivemos o Joaquim Barbosa (sempre ele, nos fazendo ri no bom sentido) usando de suas prerrogativas para expulsar um advogado do STF. Pelo menos o Lula não pode acusar a “elite branca” pelo ocorrido, a não ser que queira entrar em atrito com a OAB, porque ele diz que nomeou o Joaquim para Suprema Corte porque ele era negro. Toda esta confusão entre as cores das “elites” me deixa confuso, e como sempre, rir ainda é o melhor remédio. A alternativa é comer chuchu, e confesso, nunca gostei da leguminosa.

Fiquem com o resumo do roteiro do filme do UOL, e riam com a esperança de que, pela importância que foi dada nesta semana ao chuchu, não tenhamos agora a “inflação do chuchu” para infernizar mais na nossa vida.

“A torcida brasileira vaiou e xingou a presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo no estádio de Itaquera, em São Paulo. Dilma vibrou com a vitória de 3 a 1 do Brasil sobre a Croácia e disse que não vai se atemorizar nem se abater com os xingamentos.

Também no dia da abertura da Copa, houve manifestações contra o Mundial em algumas capitais. Em São Paulo, jornalistas estrangeiros se feriram quando a Polícia Militar reprimiu um protesto no Tatuapé, na zona leste.

E o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, se irritou nesta semana com o advogado Luiz Fernando Pacheco, defensor do ex-deputado José Genoino, e o expulsou do plenário. O advogado queria que os ministros do Supremo analisassem um pedido para o petista voltar à prisão domiciliar.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário