Em manutenção!!!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Conversa de carnaval em Bom Conselho.




Por Carlos Sena (*)

Conversando com mamãe acerca do carnaval em Bom Conselho consegui dela relatos interessantes. Contou-me, dentre outras coisas, acerca dos blocos: Paga Nada, Vai ou Racha, As Moreninhas, Turma do Funil, O Amigo da Onça, Bola de Ouro. Lembro-me pouco acerca, mas, me contento com uma vaga lembrança do Paga Nada - famosos por ser conduzido por Brás. Outra breve lembrança é das Moreninhas. Elas desfilavam com fantasias tipo Bloco da Saudade aqui no Recife. Contudo, minhas memórias do carnaval mais fortes estão no entrudo. Eu adorava o mela-mela, o molha-molha.

No meio dessas recordações, a Turma do Funil me é bem viva. Aquela multidão toda em volta de um Funil enorme descendo a rua em direção ao CENTRO. Não era o centro da cidade, mas um clube que ficava num primeiro andar onde funcionava, no térreo, a coletoria estadual. Zé Puluca dava show e decretava feriado. Não sei se esse "centro" já era o Clube dos 30, mas acho que sim. Há! Não poderia m esquecer do Amigo da Onça. Segundo mamãe, Ivan Crespo era o grande condutor do bloco. Bloco ou troca? Hoje, do outro lado da Eternidade, nosso Ivan deve estar feliz por demais: viveu tudo que lhe coube e foi feliz. Deixou alguns "amigos da onça", mas deixou amigos de verdade. A vida pra ele nunca foi o "afunilada", mas reta e rica com o fruto do u seu labor...

Mamãe me fez viajar nas suas lembranças  e eu peguei carona nas sua imaginação. Hoje, não sei se na terrinha tem bloco, tem troça ou tem troço. Ouço falar no carnaval do beco e agora no boneco do Zé Puluca. Ouvi outrora falar também no carnaval fora época papacagay - versão local de uma parada gay que, segundo Lucinha Peixoto (que se escafedeu), nunca aconteceu por questões óbvias. Hoje, no burburinho de recordações, fico pensando: o Paga Nada não existiria hoje, pois o capitalismo exagerado não permitiria. O Vai ou Racha talvez, porque para os baderneiros que vivem hoje com a cara coberta matando gente e depredando o patrimônio, "ou vai ou racha". Já o Bola de Ouro, hoje, seria Bola de Ourina, nestes tampos de tanta jóia Ching-ling  e de bijuterias do Paraguai. As Moreninhas, certamente existiriam, diante dos pequenos avanços que alcançamos nas questões de raça. De "Amigo da Onça" a cidade deve ter um bocado. E a turma do funil? Em cada pessoa do bem que afunila em si o amor; em cada toque de sino, que afunila em si a fé do nosso povo. Em cada criança na escola, que afunila o saber das novas gerações.

Agora licença que já me vou. Vou pro Galo da Madrugada. Já fui ao Baile da Saudade e depois quero ir ao Segurucu em Olinda. Fui ver se existiam as Catraias de Boa Viagem, mas essa troça acabou. Assim, melhor sair na SEGURA O TALO, do bairro da Jaqueira. Tomara que tu já queira.

-------------------

(*) Publicado no Recanto de Letras em 25/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário