Em manutenção!!!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

ABAIXO A DITADURA!




Por Zezinho de Caetés

Sempre começo meu dia em busca de informação, e quando encontro algo interessante, sento-me e escrevo sobre. Os meus leitores gostam disso, embora, um me mandou uma mensagem dizendo que lê as minhas postagens para ver os textos que reproduzo, logo abaixo de minhas besteiras. Fiquei um pouco sentido, mas, num gesto de gentileza, que dizem, alguns, gera gentileza, eu respondi agradecendo pela leitura. No entanto, fiquei pensando se eu não poderia variar um pouco e escrever sobre o que me vem à cabeça de vez em quando. Quando tentei colocar este novo formato em prática, vi, que de minha cabeça, sozinha, só vinha o sexo dos anjos. Recusei-me a escrever sobre tal tema que foi tão batido na idade média, e muitas vezes, ainda o é, no Congresso Nacional.

Hoje, lendo a sessão Deu nos Blogs da AGD, eu tive um lampejo de luz com as notícias resumidas que o Zé Carlos coloca por lá. Vi, que nem só o sexo dos anjos vinha à minha cabeça. Então me perguntei: “Por que não comentar estas notícias?”. E resolvi tentar para fugir da crítica mordaz do meu exigente leitor.

Primeiro tive medo de que ficasse como escritor de “uma nota só”, quando encontro a maioria dos temas falando do escândalo da Petrobrás. Não era prá menos. A Petrobrás domina há tanto tempo nossa política que qualquer coisa que com ela se passa é uma notícia. A ideia lançada pelo Getúlio de que o “petróleo era nosso”, o que nos deixou na rabeira da produção do precioso líquido até hoje, assim como a lei da informática do Sarney, que, com a boa intenção de proteger nossa tecnologia, fez com que ainda não tenhamos recuperado o tempo perdido em matéria de computação, até hoje, e ainda  é o tema mais usado por determinados para eleger alguns políticos. E até hoje também, quando qualquer político quer se eleger a um cargo importante, tem que sujar as mãos de petróleo. O grande problema é que, geralmente, eles sujam, também, as mãos, de outras coisas.

Eu vi lá, no Deu nos Blogs, um texto da revista Época, com o título de: “Quem tem medo da CPI da Petrobrás”, onde o DIEGO ESCOSTEGUY e outros jornalistas, mostram a saga da Petrobrás nos tempos modernos, envolvendo a compra de uma refinaria nos Estados Unidos, cujo único efeito benéfico foi para um magnata belga, que ficou “gozando” a “experteza” (com “x” mesmo) dos nossos técnicos, que o deixaram levar o Brasil na conversa com um prejuízo monumental. Mas, leiam lá se ainda lá estiver. Vale a pena ver com é fácil mamar no dinheiro público usando nossa maior empresa. A pergunta que fica, e que ainda “vai dar muito pano prás mangas” é se a CPI vai conseguir pegar todo mundo. Em um país que já está faltando cadeia para colocar engravatado, se pegarem todos, precisarão usar os palácios como presídio. Assim alguns, não precisarão nem sair de casa.

Para notícias curtinhas, mas, importantes, eu vi uma cuja manchete era: “Cubano do Mais Médicos é encontrado morto em Brasília”. Dizem que ele se suicidou, porque foi encontrado com um lençol enrolado no pescoço. Eu tenho minhas dúvidas. O pobre homem deve ter morrido do coração, quando soube quanto iria ganhar e quanto o Fidel iria ficar do dinheiro dele, para pagar aos médicos espanhóis que irão em breve o embalsamar para ser colocado ao lado do Hugo Chávez.

Outra notícia que vi foi: “Condenado no mensalão faz política preso”. Antes de ler eu fiquei logo pensando no Zé Dirceu ao celular fazendo seus contactos. Enganei-me, apesar dele nunca ter deixado de fazer política. A notícia se referia a outras pessoas: O Delúbio, o Waldemar Costa Neto e o Jacinto Lamas (que não se perca pelo nome). Esta imprensa é terrível. Imaginem que criticam o Waldemar porque entrou no “drive-thru” da McDonalds e pediu um Big Mac. Isto é fazer política? Não sei, depende de que pessoas estavam esperando por ele com um Big Mac na mão. E o Jacinto Lamas, foi a uma igreja. Como se pode fazer política numa igreja? Depende. Quem era o celebrante da missa? O Frei Beto?

A notícia seguinte (“Dilma diz que não quer revisão da Lei de Anistia”), permita, caro leitor, citar uma parte dela:

A presidente Dilma Rousseff não apoia a revisão da Lei de Anistia como desejam grupos de esquerda, a Anistia Internacional, que lança amanhã uma campanha em prol da alteração do texto, e alguns senadores.
Dilma aproveitou um discurso em cerimônia nesta segunda-feira no Palácio do Planalto para apresentar sua posição, endossando uma decisão do Supremo Tribunal Federal de 2010, que considerou constitucional a Lei da Anistia que impediu a punição dos crimes cometidos durante a ditadura (1964-1989). Os militares são contra a revisão da legislação.

Todos que me leem sabem que não sou um fã da presidenta, mas, nisto ela tem razão de sobra, embora, saiba que ela diz isto porque se revisarem a Lei da Anistia, pode sobrar também para ela. Ou vocês pensam que só foram anistiados os militares, que estavam do outro lado? Se houver a revisão, deveria a nossa presidenta, ir à Comissão da Verdade e contar o que fez durante o regime militar e o que pretendia com isto. Eu, que fui do PT por um bom tempo, antes dele tomar o poder, também sofri com a repressão, mas, hoje reconheço que as boas intenções da esquerda durante a ditadura eram apenas trocar uma ditadura por outra. Para mim, tanto faz uma ditadura da classe trabalhadora, quando uma ditadura da classe preguiçosa, como existe ainda em Cuba e na Coreia do Norte. Hoje, o grito maior que todos devemos ter é o que eu mesmo entonei muitas vezes nas passeatas nos anos de chumbo: ABAIXO A DITADURA! E é por isso que faço todo meu esforço para que o PT não eleja o próximo presidente, e eu tenha que ir às ruas outras vez, para gritar como hoje o fazem os venezuelanos, com sua ditadura do Século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário