Em manutenção!!!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A semana - Só faltou a vaia




Por Zé Carlos

Esta semana, retratada no filme abaixo, da UOL, não pegou o sábado. Ou seja, não tocou nem um pouquinho na Copa das Confederações. Talvez não tenha dado tempo, ou os produtores não o achem um evento adequado para entrar num resumo de semana. Eu esperava que o sábado entrasse apenas por um protesto que foi consequência de uma fato que foi pelo filme retratado,  a queda de popularidade da presidenta Dilma Roussef.

O motivo para minha espera foi uma vaia que vi sendo dada pelos que pagaram caro para assistir ao primeiro jogo da Copa no Estádio Mané Garrincha, quando a presidenta tentou balbuciar algumas palavras para inaugurar o evento. Para mim, talvez pela minha timidez, foi constrangedor. Mas, pensando bem, uma forma de protesto que não tenha seus aspectos constrangedores, pelo menos para alguns, não pode ser efetiva.

O filme começa com o protesto dos que se insurgem contra o aumento do preço das passagens de ônibus, em São Paulo, e o lado hilariante da história vem das atitudes dos responsáveis maiores pelo o aumento. O governador e o prefeito da cidade estavam em Paris, pois ninguém é de ferro. A parte constrangedora foi a violência que se introduziu no protesto, enquanto os dirigentes máximoa dançavam ou admiravam a dança do Can-Can no Moulin Rouge, em Paris.

E não se pode retirar o fato do aumento das passagens de ônibus para fora das explicações da perda de popularidade da presidenta, e por consequência da vaia que terminaria com o brilho  maior o filme da semana, e que para alguns, é motivo de humor. Eu não chegaria ao ponto de dizer que é humor negro, mas, que é pelo menos lilás, ele é.

Hoje, no momento em que escrevo, ainda antes da primeira partida na Arena do Náutico pela Copa das Confederações, o tempo está bom e, na certa, melhorará a questão da mobilidade para chegar a ela. No entanto, se eu fosse o governador, depois do que alguns times sofreram com a chuva, se o tempo piorar, eu não compareceria com muita visibilidade ao jogo. Eu não diria que o pernambucano, se equipara ao carioca, que no dizer de Nelson Rodrigues vaiava até minuto de silêncio no Maracanã, mas, se chover e muita gente sofrer com isto, que se cuidem as autoridades.

Fiquem com o resumo do filme pela equipe da UOL e em seguida com o filme. Mas, se não quiserem rir não façam. Eu ri muito pouco.

“Enquanto milhares de pessoas tomavam as ruas do centro de São Paulo esta semana para protestar contra o aumento das tarifas do transporte público, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad passaram três dias em Paris para participar de um evento. O ato de quinta-feira (14) foi marcado pela violência da Polícia Militar contra manifestantes e jornalistas.
Também nesta semana a popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu 8 pontos percentuais de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, e cada político tem uma explicação para o fato.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário