Em manutenção!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Semana Santa em Bom Conselho

Domingo de Ramos em Bom Conselho (Blog da Niedja)



Por Zé Carlos


Hoje desencarno do Vovô Zé. Volto a ser o eu tristonho de sempre. A tristeza vai embora nas primeiras tecladas, da mesma forma que antigamente, e põe antigamente nisto, acontecia, quando eu pegava na pena para escrever, e conseguia que um bom assunto me chegasse à cabeça.

Procuro assuntos e encontro fácil, fácil. Quaresma, Semana Santa, Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Penso que, com a vida católica que tive, que chegou ao ponto de ganhar a predileção de minha avó, pelo seu desejo de que eu fosse o padre da família, este é um bom assunto, e penso também de outros meus contemporâneos e conterrâneos que tiveram avós como eu.

Eu também fui apóstolo.  Muitos o foram. Já li vários relatos de ex-apóstolos no Blog da CIT. Mas, esta não é minha principal recordação da semana santa em Bom Conselho. O que gostava mesmo era do sábado de aleluia. Eu quase sempre ficava na Praça Pedro II até sair a procissão do Jesus Ressuscitado, com aquela bandeirinha que tinha uma cruz vermelha num fundo branco. Em minha mundanidade, já naquela época pensava serem as cores de minha preferência, já era torcedor do Náutico.

Nestas noites de sábado, também entrava na Igreja, até descobrir que não era uma atitude das mais prudentes, devido ao alto nível de ingestão de comida de coco nos dias anteriores. Muitas vezes era insuportável. Outras vezes, simplesmente, terrível, como naquele fatídico dia em que levei minha primeira namorada á igreja. Descobri que não há nada mais asquerosa, pérfida e quase mortal, do que gases impertinentes, diante de sua amada. Desisti e ficava na praça.

Antes de namorar pela primeira vez, e confesso que fui um namorador tardio, eu gostava mesmo era de ficar de olho nas meninas, não só em uma, mas em muitas, que rodavam, rodavam e rodavam e eram olhadas, olhadas e olhadas. Ivan Crespo dizia que eu era um “brocha”, porque só olhava e não fazia nada. Fingia não gostar, mas no fundo ele tinha um pouco de razão, se dermos um significado gentil à palavra “brocha”. Meu companheiro eterno das aleluias era o Zé Nunes, me grande amigo até hoje, o Ponta Baixa. Foram boas noites de aleluia. Sentados naqueles canteiros praticávamos, a noite todo, o grande esporte municipal, ainda hoje campeão, que era Falar da Vida Alheia. Olhando e falando, olhando e falando.

Tempos antes, eu ainda acreditava na velha estória que dizia, se não achassem a aleluia, o mundo ia se acabar. Ainda não tinha idade suficiente para ficar amedrontado, e mesmo porque via meu pai dizer: “Deixem de besteira, o mundo só acaba para quem morre!  Ele não sabia, dentro do seu catolicismo genético, que estava contradizendo o que nos prevê a Igreja, de que um dia prestaremos conta a Deus, ressurgindo dos mortos. Agora lembrei do Fernando Henrique Cardoso. Não sei porquê.

Vi algumas discussões do ateu Cleómenes Oliveira, com o agnóstico Roberto Lira, certa época no blog da CIT. Confesso que acompanhava aquela discussão toda,  certamente, sem a capacidade de ambos e muitas vezes sem entender muita coisa. Lembro de algo a respeito de genética, que um deles dizia, não me lembro quem, que nossas atitudes, mesmo em relação a Deus, são geneticamente produzidas. Se isto é verdade ou não, não tenho condições técnicas de julgar. No entanto, certas horas, eu me sinto como um católico geneticamente produzido, ou  um católico genético. Quase que escrevia “genérico”, como os remédios que não têm marca de “grife”, e também não estaria muito longe da verdade.

Penso que hoje, nem mais católico genético ou “genérico” eu sou. Pensando bem, não sei o que sou, e não tenho a paciência e o brilhantismo do Roberto Lira e de outros para sair procurando por aí. Atualmente, em termos religiosos, o que mais me preocupa é quantos candidatos a prefeito haverá em Bom Conselho em 2012 e se haverá algum que não seja católico. Eu duvido muito. Mas devo parar por aqui, pois já estou misturando religião com política, o que é difícil de evitar, pois todos dizem que “se Deus quiser”, em 2012 estarão lotados no Palácio do Coronel.

2 comentários:

  1. É amigo ZéCar, sei que hoje muitos podem não acreditar, mas eu também já fui apóstolo na Semana Santa(quando criançinha). Hoje sou agnóstico, que é o cara que não tem capacidade de compreender coisa nenhuma sobre a existência de Deus. É amigo ZéCar, sei que hoje muitos podem não acreditar, mas eu também já procurei a aleluia. Não com o Zezinho Ponta Baixa (hoje um dos poucos amigos das antigas, com quem falo de tudo e de todos quando vou a Bom Conselho), mas com o conterrâneo Beto Guerra. Nossa aleluia era procurar VINHO pra beber, não podia ser outra coisa, pois outros tipos de gorós era pecado. É amigo Zécar, eu também já fui torcedor do Náutico e depois do Sport, e como eu sou uma metarmorfose ambulante juntei as três cores (branco, vermelho e preto) e hoje sou tricolor paulista, torço pelo São Paulo. É amigo ZéCar, eu não era chamado de "brocha" pelos amigos da juventude, mas com certeza estou perto de ser chamado por esse epíteto pelos amigos da decrepitude. É amigo ZéCar, um dia fui ao diálogo público com do Cleómenes de Oliveira, ou melhor, publicados pelo blog da CIT. Hoje mesmo com um blog próprio não consigo dialogadores tão estimulantes quanto o nosso grande ateu, Cleómenes de Oliveira. Como eu nunca dei para política, muito menos para político, vou aproveitar essa Sexta-feira Santa e partir para Ilha encantada dos políticos (a Belacap) e encontrar meu amigo Beto de seu Mané Lourenço para juntos procurarmos desta vez não a aleluia, mas a "loura" gelada que sempre está aí, ali ou acolá.
    Roberto Lira

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e boas raquetadas com o Beto Guerra.

    Zé Carlos

    ResponderExcluir